13º salário: segunda parcela deve ser paga até 6ª feira

746
ads-topo-3

A data prevista para pagamento da segunda parcela do 13º salário, por lei, é dia 20 de dezembro, mas neste ano cairá no domingo. E isso obriga os empregadores, de todo o Pais, a realizar o mesmo até esta sexta-feira 18), último dia útil anterior ao estipulado.

O benefício deve ser pago a todos os trabalhadores contratados em regime de Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), incluindo temporários e domésticos – estes, desde que tenham trabalhado por um período mínimo de 15 dias em cada mês.

Com a quitação desta última parcela, o empregador deve fazer o cálculo com os descontos, demonstrado, de forma integral.

Sobre o 13º salário incide o Imposto de Renda (IR), sendo o recolhimento de obrigação do empregador. A Receita Federal do Brasil (RFB) esclarece que o valor da última parcela da gratificação será totalmente tributado no momento da sua quitação, com base na tabela progressiva mensal vigente no mês. Só estão isentos do pagamento do IR os trabalhadores e aposentados com doenças graves.

O cálculo do 13º salário deve ser feito considerando a divisão por 12 do valor da remuneração mensal do empregado. O trabalhador passa a ter direito ao pagamento dessa fração do 13º salário se tiver em atividade profissional em pelo menos 15 dias obrigatórios, em cada mês, conforme previsto na legislação Trabalhista.

Com informações da Revista Dedução

Imagem: Reprodução/Internet

* É permitida a reprodução parcial ou total deste material, desde que citada a fonte com link.

Comentários

Comentários