Impostos: arrecadação cai 6,71% em janeiro

3062

A arrecadação de impostos e contribuições por parte do governo federal registrou uma queda real de 6,71% em janeiro, comparado com o mesmo período do ano passado, com correção pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que estabelece metas de inflação. O resultado é o pior para meses de janeiro desde 2011.

Os dados foram divulgados pela Receita Federal nesta quinta-feira (25). O valor arrecadado foi de R$ 129,38 bilhões.

Segundo o órgão, um dos principais fatores que influenciaram o resultado é a retração dos principais indicadores macroeconômicos. A queda na produção industrial foi de 11,9% e na venda de bens e serviços chegou a 10,96%.

Já o valor em dólar das importações registrou um recuo de 37,82%, enquanto na massa salarial nominal, 0,8%

Impostos de Renda

Ainda de acordo com a Receita, outro motivo para a queda na arrecadação foi a redução do Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ) e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), um indicativo importante do setor produtivo. O recuo nesses dois tributos chegou a 3,17%.

Por outro lado, o Imposto de Renda Pessoa Física chegou a R$ 1,9 bilhão, um acréscimo de 40,07% em relação ao ano anterior, decorrente do aumento de ganhos de capital na alienação de bens, enquanto o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) registrou crescimento de 14,59%, alavancado pelo aumento do tributo sobre operações das pessoas físicas.

Redução de impostos

O Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) registrou queda de 31,43%, na média. Confira alguns deles:

IPI-Fumo:-55,97%

IPI-Bebidas:-46,40%

IPI-Vinculado à Importação: -25,15%.

IPI-Automóveis: -12,5%

 

Outras quedas

A queda foi de 3,79% para a Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins). Já a do PIS/Pasep, 4,57%.

De acordo com informações da Receita Federal, o resultado foi influenciado “pela redução no volume de vendas e da elevação de alíquotas incidentes sobre a gasolina, diesel e na importação de bens e serviços”.

A arrecadação da Receita Previdenciária teve redução de 7,13%, devido à elevação das alíquotas da contribuição previdenciária sobre a Receita Bruta e da redução da massa salarial de 10,37%.

infografico impostos

* É permitida a reprodução parcial ou total deste material, desde que citada a fonte com link.

Comentários

Comentários