614 mil beneficiários sacaram PIS/Pasep nos últimos 5 meses

4515
ads-topo-3

Mais de 614 mil beneficiários do programa PIS/Pasep foram às agências do Banco do Brasil (BB), no caso do PIS, e da Caixa Econômica Federal (CAIXA), por conta do Pasep, e sacaram os valores de cotas disponíveis em suas contas individuais após campanha do governo entre novembro de 2015 e abril de 2016, informou o Ministério da Fazenda, nesta terça-feira (10).

Os números representam uma ampliação de 269 mil saques (ou 78%) em relação ao observado entre novembro de 2014 e abril de 2015.

Quem tem direito ao saque?

Inscritos nos programas PIS ou Pasep até 4 de outubro de 1988 que possuam saldo em suas contas individuais e que se enquadrem em um dos seguintes motivos:

  • aposentadoria;
  • idade igual ou superior a 70 anos;
  • invalidez (do participante ou dependente);
  • transferência para reserva remunerada ou reforma (no caso de militar);
  • idoso e/ou portador de deficiência alcançado pelo Benefício da Prestação Continuada;
  • participante ou dependente acometido por neoplasia maligna, vírus HIV ou doenças listadas na Portaria Interministerial MPAS/MS nº 2998/2001 ; ou morte, situação em que o saldo da conta será pago aos dependentes ou sucessores do titular.
  • Os interessados devem procurar o Banco do Brasil, quando inscritos no Pasep, ou a Caixa Econômica Federal, que é a instituição administradora do PIS.

Os documentos necessários para o saque podem ser consultados nos sites dessas instituições http://www.caixa.gov.br/pis (ver no item “Quotas do PIS”) e www.bb.com.br/pasep (ver na aba “Quando e Como Sacar o Saldo”).

 

Ranking dos saques por Estado

O Estado de São Paulo concentrou o maior número de saques, um total de 208.724;

Na vice-liderança ficaram os mineiros, com 66.740 saques;

O Rio de Janeiro registrou 64.396 saques, fechando a terceira posição.

Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina tiveram, respectivamente, 51.982, 37.696 e 25.243.

Balanço

O balanço do Ministério da Fazenda indicou ainda que o maior aumento foi verificado nas retiradas feitas por beneficiários com 70 anos ou mais, que passaram de 3,7 mil para quase 190 mil. Entenda o motivo.

 

* É permitida a reprodução parcial ou total deste material, desde que citada a fonte com link.

Comentários

Comentários