12 filmes que profissionais de contabilidade vão adorar

20071

Você já reparou que profissionais de contabilidade já foram personagens cruciais em grandes clássicos do cinema? Confira uma lista de filmes com os quais você, profissional da área, pode se identificar.

Um Sonho de Liberdade

O filme mostra usos da contabilidade para coisas boas e coisas ruins. Nele, um detento, que é contador, consegue conquistar a confiança de autoridades do presídio fazendo a declaração de imposto de rende deles e controlando suas finanças. Mas mostra também que como ele tem o poder de controlar as contas das autoridades, consegue roubar a todos, pois falta controle da gestão.

Os Intocáveis

Aqui temos um agente federal para prender o gângster Al Capone, durante a Lei Seca nos Estados Unidos. Ele acaba sendo pego por conta dos registros contábeis que existiam, e a polícia o pegou por intermédio de seu contador. Ou seja, mostra o poder informativo da contabilidade.

Fuga à meia noite

Um contador consegue enganar toda a máfia. É relevante assistir para que estudantes e profissionais tenham consciência sobre como fazer escolhas certas em sua vida profissional.

Trabalho Interno

Um documentário interessante para profissionais e estudantes de contabilidade, administração e economia. Ajuda a conhecer o funcionamento das instituições financeiras.

Wall Street: Poder e Cobiça

Relevante para pessoas da área de negócios em geral. Mostra como a ambição desmedida pode contaminar ambientes profissionais.

É interessante para quem quer entender mais sobre a crise financeira de 2008 e o papel dos responsáveis em todo o processo. Ressalta a responsabilidade que devem ter gestores e contadores no processo de geração de informações financeiras.

O Legado de Lutzenberger

O documentário conta a história (pouco divulgada) do ambientalista e cientista Lutzenberger, ministro do Meio Ambiente no governo Collor, demitido após denunciar corrupção no Ibama.

Enron: os mais espertos da sala

O documentário aborda um dos maiores escândalos corporativos das dúvidas décadas numa das maiores companhias energéticas dos Estados Unidos, em Houston, Texas. A crescente desconfiança com relação aos números da empresa levou à abertura de diversas investigações para averiguar a veracidade das demonstrações financeiras e dos altos lucros declarados.

Margin Call: O dia antes do fim

Narra a história de um grupo de funcionários de um banco de investimentos de Wall Street nos dias que antecederam o estouro da crise em 2007. Aborda a questão da responsabilidade corporativa e da seriedade que devem ser impressas no trabalho do profissional de contabilidade e finanças, que lidam com informações sensíveis e de alto risco.

Trapaceiros

Conta as aventuras de Ray, que junto com seus parceiros decidem roubar um banco. Para isso, alugam uma loja ao lado dele e administram um negócio de fachada que vende bolachas caseiras. Enquanto isso, cavam um túnel para chegar até o banco. O plano não tem êxito, mas a venda de biscoitos não para de crescer e chama a atenção da cidade.

Mais estranho que a ficção

Harold, funcionário da Receita Federal, começa de uma hora para outra a ter pensamentos narrados por uma voz feminina, que conta o que ele está pensando e seus sentimentos de modo bem preciso. Somente ele pode ouvi-la e quando descobre que está prestes a morrer tenta descobrir quem é essa voz que habita sua cabeça e que poderia impedir seu fim.

Sete vidas

Will Smith é Bem Thomas, agente do imposto de renda que acredita ser o principal culpado de um acidente de carro que matou sete pessoas. Ele resolve salvar a vida de desconhecidos para se sentir melhor, mas seus planos ganham novos rumos ao se apaixonar por Emily e então ele é quem recebe a chance de ser salvo.

O contador

Vem ai uma estreia nos cinemas brasileiros em outubro, é o longa estrelado por Bem Affleck e dirigido por Gavin O´Connor. No filme, Affleck interpreta um contador com uma síndrome que limite suas habilidades sociais: ele cuida da contabilidade de organizações criminosas, mas aceita seu primeiro cliente que lhe parecer ser legítimo, mas que leva uma vida secreta como assassino profissional.

* É permitida a reprodução parcial ou total deste material, desde que citada a fonte com link.

Comentários

Comentários