Você conhece o Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal? A TV Receita explica em vídeo

4095

A TV Receita, canal da Receita Federal do Brasil no Youtube, laçou um vídeo explicativo sobre o Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF), iniciativa de responsabilidade social universitária e idealizado em 2011 pelo órgão, no último dia 6. O NAF também foi tema de monografia elaborada por servidores intitulada “Construindo uma ponta de ouro entre a Receita Federal do Brasil e o Contribuinte”, premiada com o segundo lugar no 10° Prêmio Schöntag daquele ano.

O vídeo conta sobre a iniciativa do NAF a partir de depoimento de servidores da Receita, estudantes e diretores universitários. No Brasil, o projeto já possui acordo de operação técnica com Universidades em 19 Estados e oferece 102 Núcleos. Outros 8 países – Bolívia, Chile, Costa Rica, Equador, El Salvador, Guatemala, Honduras e México – também já receberam.

Nos outros países, os Núcleos são impulsionados com apoio do Eurosocial, um consórcio de mais de 80 instituições europeias e latino-americanas em diferentes áreas temáticas e relacionadas com a coesão social na América Latina.

Devido ao sucesso na implantação do NAF na América Latina, a Receita foi eleita presidente da Red Internacional de Educación Fiscal, “em demonstração das corretas diretrizes e estratégias adotadas para elevar a Moral Tributária no Brasil”, aponta o site do órgão.

Para a Receita, que coordena as parcerias, os Núcleos contribuem com a formação de profissionais cientes da função social dos tributos e dos direitos e deveres associados à tributação.

Entre as iniciativas dos Núcleos estão prestar serviço à população de baixa renda, às micro e pequenas empresas – além do micro empreendedor individual (MEI) – e ao público interno das instituições de ensino parceiras.

Os próximos passos do NAF são, de acordo com sua direção, a formação de materiais para capacitação dos alunos e acompanhamento dos relatórios de monitoramento de dados sobre os núcleos.

No Portal do NAF é possível encontrar uma biblioteca com conteúdo em diversos idiomas e localização dos Núcleos dentro e fora do Brasil.

Em 2015, cerca de 3 mil contribuintes foram formalizados com o apoio de Núcleos

Para ver o vídeo clique aqui

A história da criação pode ser conferida no texto Universos Paralelos, vencedor da 4ª edição do concurso Histórias de Trabalho da Receita Federal.

* É permitida a reprodução parcial ou total deste material, desde que citada a fonte com link.

Comentários

Comentários