PIS/Pasep: no último dia, 1,4 milhão ainda não sacaram

2479

No último dia para o recebimento do Programa de Integração Social ou o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PIS/Pasep) referente a 2015, 1,4 milhão de trabalhadores não fizeram o saque até esta quinta-feira (30), de acordo com o Ministério do Trabalho e do Emprego (MTE). Os recursos que não são sacados retornam para o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).

O valor pode ser sacado nas agências da Caixa (PIS) e do Banco do Brasil (Pasep).

Têm direito ao abono pessoas cadastradas no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos; com remuneração mensal média de até dois salários mínimos e exerceram atividade remunerada durante pelo menos 30 dias durante o ano-base de atribuição do benefício (nesse caso é 2015).

Governo avisou até por correspondência

Correspondências foram encaminhadas para o domicílio de 1,2 milhão de trabalhadores com endereço atualizado.

Dicas para não perder o abono

É importante que o trabalhador verifique antes se o benefício não foi depositado diretamente em sua conta corrente.

Caso seja beneficiário pelo PIS, se notar que não houve o crédito, deve comparecer com o Cartão do Cidadão e senha cadastrada nos terminais de autoatendimento da Caixa ou em uma Casa Lotérica. Caso não tenha o Cartão do Cidadão, o pagamento poderá ocorrer em qualquer agência da Caixa com a apresentação de um documento de identificação.

Já no caso dos participantes do Pasep, o local para o saque é o Banco do Brasil.

  • Serviço

As informações sobre o direito ao saque também podem ser obtidas pela Central de Atendimento Alô Trabalho (158); pelo 0800-7260207, da Caixa; e pelo 0800-7290001, do Banco do Brasil.

O Programa de Integração Social (PIS) e o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP) são contribuições sociais de natureza tributária, devidas pelas pessoas jurídicas, com objetivo de financiar o pagamento do Seguro-Desemprego e Abono Salarial.

O PIS destinado aos funcionários de empresas privadas regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e o PASEP é destinado aos servidores públicos.

* É permitida a reprodução parcial ou total deste material, desde que citada a fonte com link.

Comentários

Comentários