Respostas que só a contabilidade consegue dar para seu negócio

4620

Se você fica zonzo em meio à abundância de detalhes que envolvem as obrigações tributárias, saiba que é possível economizar tempo e dinheiro com o auxílio de um contador competente. Leis, normas, taxas e encargos: tudo fica mais simples com a ajuda desse profissional.

Muitos empresários vêem a contabilidade como sinônimo de papelada e burocracia. Apesar que essa visão seja justificável pela função desempenhada pelos contadores no pagamento de impostos e nas etapas de formalização da empresa, a relação entre contabilidade e negócios tem um potencial muito maior, que vai além das questões legais. Confira, a seguir, seis respostas que só a contabilidade tem sobre o seu negócio.

1. Como a legislação afeta a minha empresa?

Com o novo Código Civil, que entrou em vigor em 2003, o contador passou a ter mais responsabilidades dentro de empresa, pois pode ser responsabilizado civilmente em caso de fraudes contábeis. Por conhecer profundamente a intrincada legislação fiscal e tributária brasileira, o contador presta auxílio para evitar erros e permite que a empresa opere com total integridade.

2. Qual o melhor regime tributário para a empresa?

O planejamento tributário é uma das especialidades do contador. Sempre que você tiver dúvidas a respeito do Simples Nacional, do Lucro Presumido e do Lucro Real, o contador terá a resposta para os questionamentos e saberá apontar a solução mais adequada.

3. Como pagar menos impostos?

Ao escolher o melhor regime tributário para a sua empresa, o contador otimiza o pagamento de impostos. Além disso, é o auxílio desse profissional que evita erros primários, como impostos pagos em duplicidade e o não cumprimento de prazos.

4. A empresa está saudável financeiramente?

Se você acha que a assessoria contábil é a única utilidade do contador, está na hora de rever conceitos. Todo contador é um administrador por experiência, e a facilidade com os números e com as questões financeiras permite conversas em alto nível sobre fluxo de caixa, gastos operacionais, custos fixos e variáveis, etc. Considere o contador um parceiro estratégico na busca pela eficiência e pela rentabilidade.

5. Estou cobrando um preço adequado pelo produto?

Ao ajudar no cálculo de todas as despesas e aplicar taxas de juros para alcançar o lucro necessário, o contador pode apontar um preço justo para você comercializar seus serviços e produtos. A precificação também está entre as suas competências.

6. Como conseguir crédito financeiro?

Finalmente, o contador é capaz de analisar todas as linhas de crédito do mercado, apontando vantagens e desvantagens específicas de cada opção. Além disso, você pode contar com ele para preparar todos os documentos necessários para obtenção do crédito nas melhores condições possíveis.

 

* É permitida a reprodução parcial ou total deste material, desde que citada a fonte com link.

Comentários

Comentários