Auditoria Fiscal: não subestime o poder da ajuda de um sistema

1334

Um dos principais desafios de departamentos fiscais e financeiros, de empresas de qualquer tamanho e natureza, e também de escritórios de contabilidade é se manter em dia com a realidade do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) para si ou para seu cliente. O SPED é uma ferramenta contábil idealizada para auxiliar no trabalho de fiscalização por parte da Receita Federal do Brasil (RFB), lançado oficialmente em maio de 2008 e obrigatório desde 2009.

E para atentar-se ao SPED é necessário que os envolvidos citados no parágrafo anterior se mantenham atualizados na tecnologia, em um universo 100% digital. Somente assim evitam uma exposição desnecessária e de risco ao Fisco.

Entretanto, ao mesmo tempo em que setores modernizam suas instalações e produções, outros andam na contramão de direção, como por exemplo escritórios de contabilidade. Ainda é possível encontrar escritórios e departamentos abarrotados de papel ou com o básico de tecnologia, mais para não ficar tão em meados do século XX, o que consome tempo e, consequentemente, dinheiro.

Acreditar que gerar um arquivo SPED em um computador qualquer e validá-lo na Receita já é serviço realizado com um sucesso: um grande e perigoso equívoco.

Quem te garante que todas as notas fiscais eletrônicas emitidas contra o CNPJ de sua empresa chegam a seu conhecimento?

Investir em um sistema que automatiza o download dos XMLs das notas fiscais eletrônicas diretamente da SEFAZ Nacional é um importante passo para você entrar em um mundo novo de tecnologia e ter a segurança de ter conhecimento sobre todas as notas fiscais eletrônicas emitidas contra o CNPJ de sua empresa, com ou sem seu consentimento.

É fato que muitas notas são emitidas de forma equivocada ou fraudulenta, colocando em risco contribuintes que sequer sabiam da existência desse documento fiscal.

E quando notas fiscais eletrônicas são alteradas ou canceladas pelo fornecedor sem te comunicar? Em uma auditoria feita pela Receita é você quem deve provar que está tudo em conformidade. Mas você pode também fazer interna com total comodidade.

Aliás, não existe motivos para você se arriscar a tanto. Mas existem vários para investir em um sistema que automatiza todo esse processo de download de XML das notas fiscais eletrônicas na SEFAZ Nacional, dá a ciência da emissão automaticamente e te permite manifestar os documentos em lote, com as opções Operação Confirmada, Operação Reconhecida e Operação Não Realizada.

Mais de 7 mil empresas utilizam esse sistema! Até o começo de 2016, 42 mil horas de trabalho foram economizadas nessas empresas.

E um ponto importante do sistema é que todos os documentos fiscais ficam armazenados em nuvem, ou seja, contam com toda a segurança e tecnologia do cloud computing oferecido pela Amazon. Além de auxiliar na auditoria fiscal e contábil, conseguir efetuar controle de estoque e caixa e muito mais!

Você pode acessar o sistema a partir de qualquer dispositivo, onde você estiver e a hora que quiser. E sem limite de CNPJs para cadastrar.

Quer saber mais? O Tributum oferece 10 dias grátis para você testar esse poderoso sistema, com suporte e treinamento inclusos e gratuitos para você e sua equipe.

Você pode optar por toda essa facilidade ou ter que trabalhar multiplicado para enfrentar auditorias. Qual a sua escolha?

* É permitida a reprodução parcial ou total deste material, desde que citada a fonte com link.

Comentários

Comentários