Imposto de Renda: programa gerador da DIRPF está disponível

2679

O programa gerador da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (DIRPF) está disponível para download, no site da Receita Federal, a partir desta quinta-feira (25). A Instrução Normativa foi publicada na edição do dia anterior do Diário Oficial da União (DOU).

O contribuinte deverá usar o Receitanet, também disponível pelo site, para enviar a declaração do seu Imposto de Renda. Contudo, o envio poderá ser feito somente no prazo estipulado entre os dias 1º de março e 29 de abril.

Quem enviar as informações do Imposto de Renda logo no início do prazo terá a chance de receber a restituição ainda no primeiro lote, previsto pra ser liberado no dia 15 de junho. Além disso, inconsistências ou equívocos poderão ser corrigidos em tempo hábil.

E sobre o primeiro lote do Imposto de Renda 2016, foi informado que terão prioridade contribuintes com mais de 60 anos ou com alguma deficiência física, mental ou moléstia grave.

A expectativa é de que 28,5 milhões de contribuintes entreguem a declaração.

Informe de rendimentos

O comprovante utilizado para o trabalhador preencher a declaração deve ser entregue pela fonte pagadora, sejam pessoas físicas ou jurídicas, até próxima segunda-feira, dia 29 de fevereiro.

Novidades de 2016

  • obrigatoriedade de informar o CPF dos dependentes e alimentandos com 14 (quatorze) anos ou mais (antes a idade era a partir dos 16 anos).
  • obrigatoriedade para os profissionais das áreas de saúde, de odontologia e de advocacia de informar o CPF dos clientes para os quais prestaram serviços especificamente (antes o valor era informado de forma global).
  • botão “entrega da declaração”, que executará três funções ( verificar as pendências, fazer a gravação e transmitir a declaração) ao mesmo tempo.

* É permitida a reprodução parcial ou total deste material, desde que citada a fonte com link.

Comentários

Comentários