Imposto de Renda: Receita recebe declarações a partir de hoje

2314
Marcelo Camargo/Agência Brasil

A entrega da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2016 (IRPF) teve início nesta terça-feira (1), com prazo até dia 29 de abril. A Receita Federal disponibiliza o programa gerador para download, inicialmente apenas para desktop (veja mais abaixo).

Quem descumprir o cronograma deve ser penalizado com muita de 1% sobre o imposto de renda devido a cada mês de atraso, não superando R$ 165,74.

Versão Mobile depende de liberações

O programa gerador, aplicativo disponibilizado pela Receita Federal, aguarda liberação para download em sistemas operacionais mobiles, como Android e iOS. O último deve estar disponível ainda nesta terça.

De acordo com a Receita, a versão on-line da declaração está prevista para ser disponibilizada no mesmo dia, no Centro Virtual de Atendimento (eCAC), para usuários com certificado digital.

Estimativa

São estimadas cerca de 28,5 milhões de declarações de Imposto de Renda Pessoa Física em 2016, de acordo com o supervisor nacional do Imposto de Renda, Joaquim Adir. O número é 2,1% superior quando comparado com os 27,9 milhões de documentos entregues no ano passado.

* É permitida a reprodução parcial ou total deste material, desde que citada a fonte com link.

Comentários

Comentários