Contador: profissional-chave para toda e qualquer empresa

6601
ads-topo-3

Desde o projeto de criação de uma empresa, o contador já faz parte de sua saúde tributária e fiscal. Não importa seu tamanho inicial e tampouco o quanto cresça, esse profissional sempre participará dos mais variados momentos.

Aliás, para uma empresa possuir o dom de crescer e se manter forte, ela precisa do contador sempre presente. Seja o profissional um consultor individual externo, integrante de uma empresa de assessoria contábil que presta serviços ou até mesmo um colaborador interno.

Em um País onde muitos não sobrevivem às burocracias após a fase dos sonhos e muitas ilusões, a presença do contador é quase que obrigatória. Pode parecer muito repetitiva essa informação, mas ela realmente precisa ficar muito clara.

E também qual empreendedor teria conhecimento suficiente e disponibilidade para acompanhar as constantes mudanças – quase diárias – publicadas pelo CONFAZ ou Receita? Por segurança, melhor contar sempre com um contador.

E já que o assunto desse post é contador, você sabe quais as áreas onde ele pode atuar?

Antes mesmo de você abrir uma empresa, é ele quem te ajuda a optar pelo melhor regime tributário para a atividade que for exercer.

Gestão de sua conta corrente corporativa, instruções de planejamento tributário e gerenciamento de notas fiscais e pagamento de impostos são outras atividades comuns que te darão suporte para enfrentar as adversidades do mercado.

Confira algumas áreas onde o contador atua

  • Atuária

A ciência atuária é aquela que atua em cálculos de riscos e auxilia na elaboração de planos de seguros, de previdência e capitalização, como se fosse um consultor financeiro.

  • Auditoria Contábil

Uma faz tarefas mais complexas, que evita irregularidades junto à Receita Federal e possíveis fraudes onde o profissional pode responder solidariamente, a auditoria contábil compreende analisar os registros contábeis como balanço patrimonial, fluxo de caixa e outros tantos.

  • Controladoria

Na controladoria, o contador auxilia os administradores da empresa a tomarem decisões, a partir de informações de controle financeiro, fiscal e performática, sempre pautado nos planos de negócios.

  • Gestão

Após te ajudar a abrir, ele também pode atuar na gestão da empresa, nos contratos de trabalho e organização das documentações. Em muitas organizações, ele é responsável por fechar folha de pagamento e monitorar faltas e horas extras.

E quando ele atuar na parte financeira, precisa estar ciente de todas as movimentações: contas, fluxo de caixa, empréstimos e investimentos. Aliás, demonstrações financeiras são obrigatoriedades, assim como calcular e emitir as guias de tributos a serem pagos corretamente.

  • Perícia Contábil

Na perícia contábil, o contador colabora com opiniões técnicas em busca da solução de casos judiciais, quando contratados por juízes, e extrajudiciais. Cabe a ele a elaboração de laudos periciais com provas, buscando solucionar o problema.

Quais tributos o contador calcula?

O cálculo de tributos é uma das atividades mais importantes do contador. Como já citamos mais acima, o Brasil é um País cheio de burocracias fiscais e tributárias, com alterações constantes quase que diárias.

Portanto, a ação do contador em calcular os tributos de maneira correta é fundamental para evitar multas e juros desastrosos e evitáveis.

Além do tão conhecido Imposto de Renda (IR), há também o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) – que ficou em evidência durante ações do governo federal para estimular a venda de veículos novos e produtos de linha branca, o Imposto Nacional do Seguro Social (INSS), o Programa de Integração Social (PIS), a Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins), o Imposto sobre Operações Financeiras/Seguros (IOS), o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e outros tantos.

Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal

O Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF), um projeto da Receita Federal do Brasil presente em 19 Estados e em outros 8 Países da América Latina, é de grande ajuda para estudantes e profissionais da contabilidade. Oferece auxílio em serviços para pessoas físicas de baixa-renda, pequenos e micro empresários.

Em seu Portal, o NAF disponibiliza biblioteca virtual, vídeos e a localização dos NAFs.

* É permitida a reprodução parcial ou total deste material, desde que citada a fonte com link.

Comentários

Comentários