Patrimônio Líquido: como avaliar o desempenho da empresa?

4793
ads-topo-3

Qual o conceito utilizado em sua empresa ou por seu cliente que define o desempenho do negócio? Ou, de forma mais direta, como você sabe se a empresa ainda tem um valor positivo?

No post de hoje trazemos uma das principais medidas para analisar se a empresa vai bem ou não: o Patrimônio Líquido. Ele é formado por bens, direitos e obrigações que podem ser transformados em dinheiro e esse saldo é o que interessa para definir a situação.

Para se chegar ao valor do Patrimônio Líquido é necessário separar os ativos, representados pelos bens e direitos, e os passivos, representado pelas obrigações. Veja um resumo sobre eles:

 

Bens

São caracterizados como Móveis, Imóveis, Tangíveis ou Tangíveis

Os bens móveis são aqueles que podem ser removidos sem o risco de dano, que não são afixados em algum lugar (veículos, cadeiras, mesas, equipamentos, estoques – se comercial, dinheiro), enquanto que os imóveis não possuem essa possibilidade e sua remoção gera, naturalmente, danos irreversíveis, como por exemplo uma sala comercial, um prédio e afins.

Já os bens tangíveis, ou seja, aquilo que pode ser tocado, são bens físicos e neles se incluem os bens móveis, enquanto que os intangíveis são bens intocáveis fisicamente, como uma marca ou registro de um domínio na internet.

Direitos

Aquelas duplicatas a receber, parcelas de algum produto ou serviço, aluguéis… são direitos que a empresa tem de receber.

Obrigações

As obrigações são dívidas a serem pagas. Salários, direitos dos colaboradores, tributos, fornecedores, empréstimos e financiamentos são alguns exemplos.

 

Como calcular, a partir destes elementos, o Patrimônio Líquido de uma empresa?

Espera-se que uma empresa tenha um controle sobre tudo o que possui. Some tudo o que configura bens e direitos, mesmo aquilo que encontra-se parcelado ou financiado. Conte também com os saldos em bancos ou corretoras de investimentos. Ou seja, junte tudo que faz parte do polo ativo.

Por outro lado, some todas as obrigações e reserve. Como se estivesse quitando, se livrando de todo o polo passivo. Inclua os valores da parcela ou financiamento do bem citado no parágrafo acima.

Tanto os ativos quanto os passivos transforme em dinheiro. Como se vendesse todos os bens e direitos pelo valor estipulado e com esse dinheiro pagasse as obrigações.

O quanto sobrou? Se sobrou, ótimo, sua empresa está com Patrimônio Líquido Positivo.

 

E qual a relação do Patrimônio Líquido com a análise se a empresa vai bem ou não?

Se a conta do Patrimônio Líquido for feita periodicamente, algo como a cada 3 meses, e a cada resultado o valor for maior, sinal que o desempenho financeiro vai bem.

E se por ventura oscilar ou registrar Patrimônio Líquido Negativo insistentemente, talvez sua prioridade seja zerar e repensar sua estratégia.

 

E quem pode te ajudar nisso?

Um profissional da contabilidade é recomendado para acompanhar e gerenciar todo esse processo. Veja sempre como um importante investimento e não um custo.

 

Existe algum sistema capaz de colaborar com a saúde financeira e fiscal da empresa?

Um dos principais prejuízos das empresas que podem ser evitados é relacionado ao Fisco. Inconsistências, consequências de notas fiscais eletrônicas emitidas contra seu CNPJ de forma fraudulenta ou uma nota cancelada que você não teve conhecimento geram multas, tributos e juros que poderiam ter o valor como saldo em sua conta.

Para isso é importante ter um sistema de automação e armazenamento de todos os arquivos XMLs de notas fiscais eletrônicas emitidas contra seu CNPJ. Lá é possível constatar alterações ou cancelamentos em notas e até mesmo se alguma nota foi gerada sem seu conhecimento.

O Sped Controle é um investimento importante a ser feito, te garantindo tranquilidade, segurança e praticidade em sua relação com o Fisco.

Caso não conheça o Sped Controle, acesse seu site clicando nesse link.

 

Vale lembrar também que o próprio Patrimônio Líquido é considerado Obrigações, já que com o encerramento da empresa o valor deve ser dividido entre os sócios de acordo com sua participação no quadro societário.

 

 

* É permitida a reprodução parcial ou total deste material, desde que citada a fonte com link.

Comentários

Comentários