PIS/Pasep 2015: mais uma vez governo prorroga prazo para saque

3383
ads-topo-3

Mais uma vez o governo federal ampliou o prazo para que trabalhadores com direito aos programas PIS/Pasep 2015 (ano-base 2014) e que ainda não fizeram o saque do abono salarial, equivalente a um salário mínimo, possam resgatá-lo. Essa é a segunda oportunidade extra.

O primeiro prazo era dia 30 de junho, que foi prorrogado para a última quarta-feira (31) e agora tem como data limite o dia 30 de dezembro deste ano.

A decisão foi tomada durante reunião do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). De acordo com o Ministério do Trabalho, aproximadamente 1 milhão de trabalhadores ainda tem direito ao benefício do PIS/Pasep 2015.

Por intermédio de sua assessoria de imprensa, o ministro ressaltou a campanha realizada e idealiza atingir a todos os beneficiários. “Fizemos intensa campanha na mídia e nas entidades laborais e patronais e, até esta data, foram pelo menos 200 mil trabalhadores que sacaram o abono, após 30 de junho. Tenho certeza de que vamos alcançar uma boa fatia desse 1 milhão de trabalhadores que ainda não sacaram com a ampliação do prazo para o final do ano”.

Quem tem direito

Tem direito quem atende a todos os requisitos listados abaixo:

  • Está inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos;
  • Trabalhou pelo menos 30 dias em 2014 com remuneração mensal média de até dois salários mínimos;
  • Teve os dados informados corretamente pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).

Consulta

Foi criada uma página exclusiva que disponibiliza uma ferramenta pela qual é possível saber se o trabalhador tem direito ao abono digitando o número do PIS/Pasep ou CPF e a data de nascimento.

No site do Ministério do Trabalho, ao clicar no banner “Abono Salarial”, localizado na parte superior da tela, é possível ter acesso à lista dos trabalhadores com direito ao abono que ainda não fizeram os saques. Essa relação está dividida por estado e município. Os nomes dos trabalhadores estão em ordem alfabética.

Como sacar?

Se você encontrou seu nome na lista ou ficou sabendo que pode usufruir do benefício, siga uma das orientações abaixo, de acordo com a sua situação:

PIS  – o trabalhador que possuir Cartão Cidadão e senha cadastrada pode sacar o PIS nos terminais de autoatendimento da Caixa, ou em uma casa lotérica. Se não tiver o Cartão Cidadão, pode receber o abono em qualquer agência da Caixa mediante apresentação de documento de identificação. Informações podem ser obtidas pelo telefone 0800-726-0207 da Caixa.

Pasep – quem recebe o Pasep precisa verificar se houve depósito na conta. Caso isso não tenha ocorrido, deve procurar uma agência do Banco do Brasil e apresentar um documento de identificação. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 0800-729-0001, do Banco do Brasil.

Como ficou o ano-base 2015?

No dia 28 de julho começou a ser pago o abono do ano-base 2015, com algumas alterações.

Quem nasceu de julho a dezembro, recebe o benefício ainda em 2016, seguindo o mês de aniversário. Já os nascidos entre janeiro a junho receberão no primeiro trimestre de 2017.

Seja qual for a situação, o dinheiro do benefício referente ao ano-base 2015 ficará à disposição do trabalhador até 30 de junho de 2017.

* É permitida a reprodução parcial ou total deste material, desde que citada a fonte com link.

Comentários

Comentários