Entrar no cinema com alimentos de outro estabelecimento? Pode sim!

3733
ads-topo-3

A proibição é contra a lei e pode virar indenização.

Um consumidor da Paraíba que teve a sua entrada proibida em um cinema dentro de um Shopping Center porque estava com mantimentos comprados em outro estabelecimento mercantil vai receber uma indenização por danos morais, no valor de R$ 2 mil, a decisão é do juiz-relator Ricardo Vital de Almeida, que manteve a sentença do Juízo de Primeiro Grau. O caso aconteceu em 2011.

De conformidade com o relatório, o consumidor havia adquirido um ingresso para ver a um filme em uma sala de cinema. Posteriormente a compra, obteve, em outro estabelecimento, um lanche para consumo durante a exibição. Ao retornar para ver o filme, portando o produto comprado, ele teria sido barrado por funcionário da empresa e pelo gerente, que alegou que seria vedada a ingressão de clientes com mantimentos comprados fora da área do cinema.

Com a decisão de manter a sentença, o magistrado Ricardo Vital ressaltou que houve prática abusiva por parte do cinema.

“O Código de Defesa do Consumidor elenca, entre os direitos básicos do consumidor, a instrução e divulgação sobre o consumo adequado dos produtos e serviços, asseguradas, a liberdade de escolha e a paridade nas contratações”, disse. As informações são do site G1.

Para o Superior Tribunal Federal a escolha é do cliente

Desde 2007, o Superior Tribunal de Justiça julga que os frequentadores de cinemas não são obrigados a consumir unicamente os produtos da empresa vendidos na ingressão das salas e censura a empresa que assim agir com multa, pela prática de “venda casada”, que acontece quando uma empresa usa do poder econômico ou técnico para obstar a liberdade de escolha do consumidor, principalmente no direito que tem de obter produtos e serviços de qualidade satisfatória e a preços competitivos, ao permitir que somente os produtos adquiridos em suas dependências sejam consumidos.

Segundo o portal do STJ “a prática abusiva revela-se patente se a empresa cinematográfica permite a ingressão de produtos adquiridos nas suas dependências e interdita o adquirido em outro lugar, interdição inextensível ao estabelecimento cuja venda de produtos alimentícios constituiu a essência da sua atividade mercantil como os bares e restaurantes.”

O indicado a se fazer nesses casos é buscar seus direitos, denunciando o ocorrido para os órgãos competentes que farão a emprego de penalidade, caso assim julgado.
testespedpost

* É permitida a reprodução parcial ou total deste material, desde que citada a fonte com link.

Comentários

Comentários