Imposto de Renda: liberada consulta ao último lote de restituição

4024

A consulta ao sétimo e último lote regular de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2016 – e também dos exercícios de 2008 a 2015 que deixaram a malha fina – foi liberada nesta quinta-feira (8), pela Receita Federal. O crédito bancário de R$ 2,5 bilhões, divididos entre 1.717.596 contribuintes, será realizado no dia 15 de dezembro.

Os contribuintes que não forem contemplados terão que aguardar a liberação de lotes residuais no próximo ano, como é o caso de quem retificou a declaração nos últimos dias.

Pelo serviço e-CAC é possível verificar o extrato da declaração e saber se há inconsistências de dados identificadas pelo processamento. Nessa hipótese, o contribuinte pode fazer a autorregularização, mediante entrega de declaração retificadora.

Os valores a serem pagos são corrigidos pela taxa básica de juros (Selic). Veja como ficou, em quadro disponibilizado pelo site da Receita Federal:

lotedezembro2

  • Serviço

Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte terá que acessar a página da Receita na internet ou ligar para o Receitafone, no número 146.

O Fisco disponibiliza ainda aplicativo para tablets e smartphones que facilita a consulta às declarações e à situação cadastral no CPF.

* É permitida a reprodução parcial ou total deste material, desde que citada a fonte com link.

Comentários

Comentários